livro-destaque
gratuito

Deuses Brasileiros

Uma aventura no imaginário brasileiro

A proposta deste livro é um convite a conhecer os deuses brasileiros. A primeira constatação é que o panteão brasileiro é o resultado de muitos deuses trazidos nas caravelas. Deuses que se encontraram com os que já habitavam as terras tupiniquins. Se os deuses são o reflexo de um povo, o olimpo brasileiro não seria diferente da miscelânea cultural que nos representa. Tupã, Saci, Ogum, Zé Pelintra, Santo Expedito, Curupira, Caipora encontram novos deuses, ao estilo da obra "Deuses americanos", de Neil Gaiman. Deuses bem verde-e-amarelo como o Feriado, o Batidão, o Gambiarra, o Jeitinho, o Benefício e o Futibas. O livro é uma aventura, deuses antigos e novos se juntam para descobrir quem sequestrou o Feriado, um dos deuses mais cultuados pelos brasileiros. A obra de Rodrigo Rahmati é instigante, reveladora e ajuda a ver, de um ângulo inusitado, a cultura brasileira. E vai além: é um olhar para nós mesmos. Funciona como espelho para observarmos o quanto as mazelas do outro são nossas próprias mazelas. Tamo junto, mermão! Impossível não pensarmos na atual situação do Brasil onde tantas deidades são cultuadas diariamente, pois somente elas possuem o poder simbólico de ir ao resgate ou oferecer alívio psíquico para tanta gente. Entidades como o Faz-me-Rir (agora chamado de Capital) e a Meritocracia nos lembram o que vale, de fato, a pena ser cultuado. Assim como eu, espero que você também seja fisgado por essa nossa mitologia. E nunca se esqueça que, ao se deparar  na internet com meme “sextou”, nada mais é que uma breve oração para nossa querida deusa Sexta-Feira, irmã do Feriado.

Hertz Wendell de Camargo

Rodrigo Rahmati

Nossas publicações

Alternate Text
E-book
Ebook

Comunicação e Gênero

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Mídia e Construções Identitárias

Ver livro
Alternate Text
Smartbook

Mitologia de Marca 1

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

A mitologia como estratégia de branding

Ver Noticias
Alternate Text

Mídia, consumo e imaginário brasileiro são tema de coletânea

Ver Noticias
Alternate Text

Economia Criativa é tema de nova coletânea

Ver Noticias