livro-destaque
gratuito

Os discursos de um Brasil efervescente

Em tempos de pandemia

Os organizadores conseguiram reunir pesquisadores mestres, doutorandos, doutores e professores de diferentes níveis de ensino do Brasil, da Argentina e da República Dominicana. No tocante ao Brasil, essa reunião contemplou as regiões Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Sem dúvida, isso constitui uma representação da diversidade, a qual também é materializada, nesta obra, nas perspectivas teórico-metodológicas articuladas, nos dados analisados e nas temáticas contempladas.

No que concerne às perspectivas teórico-metodológicas, o livro apresenta capítulos construídos com base nos aportes da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente nos estudos de Michel Foucault, Michel Pêcheux  e Patrick Charaudeau, e da Análise de Discurso Crítica, especialmente da abordagem dialético-relacional de Norman Fairclough e da sociocognitiva de Teun A. van Dijk. Os autores trazem também para o diálogo contribuições da Psicanálise, da Ciência Social Crítica, da Linguística Sistêmico-Funcional, do Sistema da Avaliatividade, da Semântica Argumentativa e dos estudos decoloniais, evidenciando o caráter transdisciplinar das pesquisas.

Trecho do prefácio de autoria de Maria Aparecida Resende Ottoni, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Nossas publicações

Alternate Text
E-book
Ebook

Reflexões sobre Comunicação

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

As linguagens do presente

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Psicologias e suas Interfaces

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

A mitologia como estratégia de branding

Ver Noticias
Alternate Text

Livro sobre arte e pensamento estético está disponível

Ver Noticias
Alternate Text

Edital para seleção de artigos

Ver Noticias