Os discursos de um Brasil efervescente
Em tempos de pandemia
Os organizadores conseguiram reunir pesquisadores mestres, doutorandos, doutores e professores de diferentes níveis de ensino do Brasil, da Argentina e da República Dominicana. No tocante ao Brasil, essa reunião contemplou as regiões Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Sem dúvida, isso constitui uma representação da diversidade, a qual também é materializada, nesta obra, nas perspectivas teórico-metodológicas articuladas, nos dados analisados e nas temáticas contempladas.
No que concerne às perspectivas teórico-metodológicas, o livro apresenta capítulos construídos com base nos aportes da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente nos estudos de Michel Foucault, Michel Pêcheux e Patrick Charaudeau, e da Análise de Discurso Crítica, especialmente da abordagem dialético-relacional de Norman Fairclough e da sociocognitiva de Teun A. van Dijk. Os autores trazem também para o diálogo contribuições da Psicanálise, da Ciência Social Crítica, da Linguística Sistêmico-Funcional, do Sistema da Avaliatividade, da Semântica Argumentativa e dos estudos decoloniais, evidenciando o caráter transdisciplinar das pesquisas.
Trecho do prefácio de autoria de Maria Aparecida Resende Ottoni, professora e pesquisadora da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
A mitologia como estratégia de branding
Ver NoticiasEconomia Criativa é tema de nova coletânea
Ver NoticiasColetânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira
Ver Noticias