Coletânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira

23 fev 2022
Equipe Syntagma | Da Redação

Os pesquisadores Evelyn Mayer e Hertz Wendell de Camargo estão organizando um livro, no mínimo, engraçado e bem-humorado. O livro Humor na mídia brasileira: análise e crítica deve reunir diferentes pesquisas sobre o campo do humor na mídia brasileira, seja em redes sociais, peças publicitárias, jornalismo, rádio, televisão ou cinema.

O brasileiro é conhecido por ter um humor fora do comum. Desde o descobrimento do Brasil, cenas cômicas marcam o dia a dia dessa gente, porque o humor é utilizado em diferentes circunstâncias. Supermercados, teatros, velórios: independentemente do lugar, o brasileiro vai encontrar graça, fazer troça, criar memes, bombar no hilário. A mídia brasileira também passou por diversas transformações. Se, antes, dependíamos da televisão, agora, a internet dita o que será falado. Diversos canais humorísticos cresceram nas redes e muitos deles são utilizados em provas dos mais diferentes tipos, como concursos públicos, ENEM e vestibulares. Já existe, inclusive, trabalhos acadêmicos cujo foco esteja em analisar os mais variados gêneros que têm sua relevância no humor, como memes, esquetes, stand-ups, entre outros.

Quem são os organizadores?
— Evelyn Mayer é professora de língua portuguesa e faz, atualmente, doutorado em Estudos da Linguagem na UEL. Também é humorista de stand-up comedy.
— Hertz Wendell de Camargo é doutor em Estudos da Linguagem pela UEL, cientista da UFPR e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR. Também é consultor de storybrand e mitologia de marca.

Como publicar seu capítulo?
Trata-se de uma obra cooperada que será publicada pela Syntagma Editores (www.syntagmaeditores.com.br), editora especializada em livros digitais e que sabe tudo o que uma publicação precisa para brilhar no seu lattes. O livro terá acesso gratuito e democrático, essencial para a disseminação da ciência e para o compartilhamento do conhecimento, que são parte da política da editora.

Diretrizes para autores
Os artigos precisam ter de 12 a 20 páginas, podem conter mais de um autor e devem abordar sobre qualquer campo de humor presente na mídia brasileira (internet, rádio, televisão, cinema). Em todos os trabalhos, o leitor perceberá que esse e-book mostra o divertido como algo que pode – e deve! – ser analisado, criticado e utilizado em diferentes campos, entre eles, a universidade. O texto deve ser em Times 12, espaço 1,5 justificado, títulos em corpo 15, centralizado, negrito e em caixa alta e baixa. Encaminhar em arquivo separado um texto com até 250 palavras do currículo do autor.

O e-mail para envio de resumo é > [email protected] 

Investimento
Para autores únicos, o valor do investimento é de 2 parcelas de R$175.
Para capítulos com dois autores, cada autor deverá pagar o valor de 2 parcelas de R$125.
Nos capítulos com três ou mais autores, cada autor investirá 2 parcelas de R$100.

Prazos importantes
Envio do resumo com título, autoria e até 250 palavras: até 30 de abril.
Resultado da seleção, cartas de aceite: até dia 13 de maio.
Pagamento da primeira parcela: 20 de maio
Envio do texto completo: até 31 de maio.
Publicação: julho de 2022

Edital

Ver Blogs

Alternate Text

Coletânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira

Ver Noticias
Alternate Text

Uma aventura pela cultura brasileira

Ver Noticias
Alternate Text

Edital para seleção de artigos

Ver Noticias