Resultados de pesquisas em ensino: reflexões teórico-metodológicas, experiências docentes e propostas didáticas apresenta pesquisas desenvolvidas por discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEN), Mestrado Profissional, da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O Mestrado Profissional em Ensino da UENP sustenta-se no tripé ensino, ciência e tecnologia, que se desdobra em duas linhas de pesquisa: “Ensino e Aprendizagem em Ciências Naturais e Matemática” e “Formação Docente, Recursos Tecnológicos e Linguagens”, ambas destinadas à qualificação de profissionais que queiram atuar como professores (Educação Básica e Ensino Superior), mediante o desenvolvimento de pesquisas e propostas pedagógicas voltadas à prática docente em distintas áreas do conhecimento, incluindo espaços formais e não formais de aprendizagem. Assim, o Programa apresenta-se como um importante componente de acolhimento e interação com as demandas locais, regionais e nacionais de capacitação docente, proporcionando, por meio de pesquisas direcionadas, diálogos multi e interdisciplinares entre a universidade e as salas de aula. Nesta obra, os doze capítulos trazem trabalhos voltados ao ensino de ciências, da biologia, da educação ambiental, da saúde (enfermagem e educação física), da matemática e da língua portuguesa, o que reflete a multidisciplinaridade do Programa e desta obra. Tratam-se de pesquisas de levantamento bibliográfico, sequências didáticas e relatos de experiência desenvolvidos ao longo dos primeiros anos de existência do Programa.