livro-destaque
gratuito

Comunicação, Linguagens e Religiões

Tendências e perspectivas na pesquisa

Este é um livro plural. Essa afirmação deve-se ao conteúdo que reconhece as múltiplas linguagens pelas e com as quais nós humanos nos comunicamos. Diz respeito também à compreensão, contida nestas páginas, acerca da diversidade de religiões e de experiências religiosas pelas e com as quais seres humanos experimentam o sagrado. 

Este é um livro plural. Essa afirmação deve-se ao conteúdo que reconhece as múltiplas linguagens pelas e com as quais nós humanos nos comunicamos. Diz respeito também à compreensão, contida nestas páginas, acerca da diversidade de religiões e de experiências religiosas pelas e com as quais seres humanos experimentam o sagrado. E a pluralidade presente neste livro está contida também nos capítulos que compõem um instigante mosaico de temas de pesquisa que relacionam o fenômeno da comunicação humana e suas linguagens às religiões. Referir-se às linguagens não é referir-se somente à fala, à articulação do pensamento por meio de uma língua. As linguagens são o que o ser humano pode comunicar, tornar comum — o dito e o não dito. Por isso, as linguagens são um sistema que reúne tudo o que faz sentido para o ser humano: a fala, a língua, os gestos, os sinais e os símbolos, a arte e mesmo o silêncio. [...] Tudo isso encontra relação forte quando o tema que se coloca são as religiões. Afinal, como afirma o sociólogo Enzo Pace, “religião é comunicação”: é um sistema e um poder de comunicação que instiga reflexões as mais diversas, dadas as multiplicidades de linguagens que permeiam a experiência religiosa. Por isso oferecemos esta obra, como uma contribuição aos estudos que relacionam comunicação, linguagem e religiões, reunindo pesquisas de estudiosos de diferentes regiões do Brasil e do exterior vinculados ao Grupo de Pesquisa Comunicação e Religião/Grupos de Estudos Mídia, Religião e Cultura, da INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação). As pesquisas estão substancializadas neste livro na forma de capítulos, distribuídas em quatro eixos temáticos: cultura, ideologia, mídias e análise do discurso. 

Nossas publicações

Alternate Text
Smartbook

Cultura Alimentar na Umbanda: alimento da alma

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

O palhaço e o meteorito

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

Acaba de sair o livro sobre humor e cultura brasileira

Ver Noticias
Alternate Text

Economia Criativa é tema de nova coletânea

Ver Noticias
Alternate Text

Chamada aberta para coletânea sobre o encontro entre ciências e cultura audiovisual

Ver Noticias