Tempos Digitais: Interfaces em Comunicação e Educação
Nesta obra intitulada “Comunicação, Educação e Tecnologias: Diálogos Possíveis” percebemos o empenho para o desenvolvimento de pesquisas importantes na área da Educomunicação. Os resultados apresentados evidenciam a integração das práticas educativas e as reflexões sobre os sistemas tecnológicos de comunicação. Trabalhos que objetivaram o fortalecimento dos ecossistemas comunicativos nos espaços formais educativos. Constituem-se em pesquisas com a finalidade de proporcionar uma relação apropriada com as mídias, a fim de potencializar as formas de expressão estudantil e a capacitação docente para a utilização dos novos recursos tecnológicos de comunicação nos processos de ensino e aprendizagem.
A Educomunicação surgiu como área do conhecimento no Brasil durante o processo político de redemocratização, sobre o prisma da luta pela liberdade de expressão, enquanto perspectiva social, não por uma coincidência ou acaso do destino, nos anos finais do século XX. O processo de aceleração temporal proporcionado pelas novas tecnologias constituídas ao longo deste período, a tecnologização da sociedade, e os jargões “sociedade do conhecimento”, “sociedade tecnológica”, ampliaram os canais comunicativos, estes chegaram às escolas, e foi evidenciado a necessidade de gerir estes processos comunicacionais.
Em nossos dias a comunicação possui papel fundamental, com abrangência no cotidiano, na elaboração de narrativas, trocas discursivas e com influência nas sociabilidades, como afirmaram Maria Lopes, Adilson Citeli e Ismar Soares. Existe, portanto, a necessidade de expandir o campo da cidadania comunicativa e estreitar os laços com a educação, sobretudo aquela que se manifesta em sala de aula. Preparar estudantes para a interpretação das informações aportadas em veículos comunicativos, como o rádio, a televisão e a internet. Para a valorização da tolerância, das ciências, das artes, a manutenção do diálogo para o bem comum. O que temos neste livro são ações educomunicativas, que expressam metodologias próprias para os objetivos propostos em escolas militares, nas escolas do campo, no ensino de Geografia e de Filosofia. Além disso debates a respeito dos Direitos Humanos, Segurança Pública, Comunicação Comunitária e Popular, o papel da Assessoria de Imprensa e da Publicidade.
Enfim, uma obra que nos convida a ampliar horizontes teóricos e metodológicos e que fortalece a necessidade de problematizarmos a sociedade de hoje, atravessada pelos processos comunicacionais.
Lolyane Cristina Guerreiro De Oliveira
Anita Da Conceição Duarte Xavier
Arlindo Alisson Da Silva Mourão
Edital para seleção de artigos
Ver NoticiasChamada aberta para coletânea sobre o encontro entre ciências e cultura audiovisual
Ver NoticiasColetânea reúne pesquisas sobre humor na mídia brasileira
Ver Noticias