Desde seu lançamento, em 2017, o Sinapse - Laboratório de Mídia, Consumo e Cultura evoluiu. Não sabíamos exatamente quais os caminhos ele escolheria para si. Depois desses poucos anos, o que mais me orgulha como pesquisador e professor é verificar o quanto o Sinapse se tornou independente, tem seu próprio espírito empreendedor e uma personalidade marcante. Nessa realidade barroca que aparentemente se tornou o mundo da comunicação, encontramos nesse projeto de extensão linhas de pensamento, estilos de ser e estar no mundo, fugas do lugar-comum. A criatividade e a inovação se tornaram a base onde a diversidade de mentes, corpos e almas criam histórias por meio do experimento e da mescla de texto, imagem, design, vídeo, publicidade, marketing, rádio e eventos.
Em quatro anos, organizamos e comunicamos eventos culturais e científicos, criamos campanhas estratégicas para pequenos empreendedores da comunidade que não podem pagar por serviços de uma agência de comunicação, desenvolvemos identidades visuais, sites, planejamentos de marca, produções fotográficas e programas de TV e rádio. Realizamos pesquisas de mercado, integramos iniciações científicas, tivemos a participação de alunos do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR. E lançamos esse e-book. O Sinapse se mostrou como o espaço ideal para a encruzilhada da tão almejada interdisciplinaridade entre ensino, pesquisa e extensão. E pretendemos continuar.
No último ano, as intenções de levar o Sinapse para o campo da Neurociência do Consumo deu seus primeiros passos. Não foi à toa que batizei o projeto com esse nome. Sinapse é como a neurologia chama as conexões (comunicação!) entre os neurônios. E neurônios criativos e pensantes são a matéria-prima desse projeto. Desde o início, meu objetivo foi o de preparar alunos e professores para a pesquisa que envolve os efeitos da publicidade no corpo humano, especialmente, os efeitos provocados pelo comportamento de consumo. Por mais de três décadas, diversas pesquisas relacionam os campos das ciências humanas e o das ciências biológicas. Pesquisas sérias realizadas no mundo todo por centros de excelência são incentivos para que o Sinapse começe a dar seus primeiros passos no neuromarketing.
Meu objetivo, para os próximos anos, é alçar o projeto como centro de estudos do consumo, tendo como apoio a Neurociência do Consumo e parcerias com agências de publicidade e outros centros acadêmicos. A ideia é tornar o Sinapse um espaço para a pesquisa dos efeitos da comunicação publicitária (storytelling e storybrand)no comportamento, analisando como eles afetam a atenção, a emoção e a memória dos consumidores. E, a partir do conhecimento, direcionar a criação publicitária experimental, compartilhar esses (e outros) conhecimentos por meio de eventos acadêmicos e culturais. Os tempos pandêmicos não permitiram que esses passos fossem dados neste ano, mas isso já está em nossos planos.
Este livro tem por objetivo reunir uma mostra dos principais trabalhos do Sinapse – entre criações, pesquisas de mercado (Top Of Mind), pesquisas de iniciação científica de alunos do projeto – com a participação de profissionais de Curitiba, alunos de fora do projeto e professores dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Comunicação Institucional da UFPR.