livro-destaque
gratuito

Educação, Segurança Pública e Sociedade

Perspectivas contemporâneas

Pensar os aspectos organizacionais que orbitam a sociedade perpassa pela compreensão de dois polos norteadores muito importantes: a sociedade da informação e a representação social dos sujeitos. Temos observado uma série de pesquisas e reflexões sobre até que ponto se opera as relações de diálogos entre os sujeitos nas múltiplas agências de socialização existentes, bem como as intervenções e mobilizações possíveis que advém deste ecossistema comunicacional que se espera, sempre, de forma democrático. Esta obra busca, sob o viés de três nortes estruturantes – a educação, a comunicação, a seguraça pública -, entender especificidades que perpassam pelo reconhecimento da subjetividade humana, as identidades e representações sociais. Aliás, este constructo é um conjunto de temáticas que se relacionam à ideia de uma sociedade integrada.


Ao analisar os textos dos autores desta obra percebi a importância das intersecções. A interdisciplinaridade temática é uma constante em todos os campos da ciência, já que consolida-se complementando sentidos, valores e leituras subjetivas sobre a própria conjuntura social. Os sujeitos atores representados nestes textos, sejam eles das áreas da educação, da comunicação, alunos e professores, gestores e profissionais agentes da segurança pública, artistas ou outros sujeitos representados, relacionam-se em um mesmo espaço temporal e um mesmo cenário social. Vivenciamos as experiências das intersecções temáticas, convidando-nos a direcionar a ótica à globalidade. Somos sujeitos isolados em nosso constructo temático. Já não há mais espaços e tempo para este reducionismo. Todas as convergências se estabelecem na contemporaneidade, muito fortemente embasadas pelo advento das novas tecnologias, cada dia mais cheia de possibilidades. Mas não é só isso: o olhar livre e aberto para refletir a sociedade também passa pela forma como lidamos com a alteridade e com o olhar que direcionamos aos temas sociais.


As novas tecnologias, a comunicação enquanto essência dialógica, e as estratégias sociais identificando nestas as possibilidades para o bom desenvolvimento interativo e social, são mecanismos que podemos observar como possibilidades para coeficientes afirmativos. Espero que estas leituras possam contribuir com o direcionamento de ótica dos leitores acerca dos temas, aqui, abordados e refletidos. 
 

Tiago Silvio Dedoné

Nossas publicações

Alternate Text
E-book
Ebook

Educação, Segurança Pública e Sociedade

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

Literatura e Artes

Ver livro
Alternate Text
E-book
Ebook

As linguagens do presente

Ver livro

Ver Blogs

Alternate Text

Livro sobre arte e pensamento estético está disponível

Ver Noticias
Alternate Text

Uma aventura pela cultura brasileira

Ver Noticias
Alternate Text

A mitologia como estratégia de branding

Ver Noticias