Mito, Imaginário e Cultura Pop
Essa coletânea é produto de dois simpósios que compuseram o 2º ECONPOP – Encontro de Consumo e Cultura Pop, que aconteceu na UFPR em junho de 2022.
Essa coletânea é produto de dois simpósios que compuseram o 2º ECONPOP – Encontro de Consumo e Cultura Pop, que aconteceu na UFPR em junho de 2022.
Essa coletânea é produto de dois simpósios que compuseram o 2º ECONPOP – Encontro de Consumo e Cultura Pop, que aconteceu na UFPR em junho de 2022. A primeira parte do livro são textos apresentados no simpósio de Mito, Imaginário e Cultura Pop, coordenado por mim, Hertz Wendell de Camargo (PPGCOM-UFPR) e pelo doutorando Ivan Chaves Coêlho (PPGCOM-UFPR). A segunda parte é composta por pesquisas apresentadas no simpósio Consumo, Imaginario y Cultura Pop em Latinoamérica, sob coordenação do pesquisador Marcelo Garson (UFPR) e da pesquisadora Ayumi Shibayama (UFPR).
Emanada dos meios de comunicação em uma tentativa de dialogar com a arte erudita – da pintura ao cinema, bebendo da literatura, da música, do teatro e da dança – a cultura pop é um estágio posterior à cultura de massa. O pop apaga os limites entre imaginário e realidade, original e reprodução.
A cultura pop é a imagem que é consumida e nos consome sem pudores, e sem se preocupar com as barreiras culturais, criando discursos, intertextualidades, imaginários e mitologias do consumo. Hoje, o pop está intimamente ligado aos campos da moda, dos games, dos quadrinhos, do cinema, da publicidade e outras tendências em gestação. Em outras palavras, o pop possui no sistema do consumo seu principal meio de resistência, sobrevivência e disseminação, conteúdos entregues individualmente de forma massiva (e não de massa), especialmente pelas mídias e redes sociais.
No entanto, é nas mídias digitais que o pop encontrou um rico espaço de ressignificação onde é interpretada, fragmentada e remontada pelo consumidor/indivíduo/sujeito, criando novos sentidos em circulação. Assim, o objetivo principal do evento é reunir de forma remota pesquisadores do Brasil e da América Latina que estudam os diferentes fenômenos da cultura pop brasileira, latino-americana ou mundial e de promover o debate científico a partir de estudos do consumo por meio de webconferências, mesas redondas e simpósios temáticos. Os trabalhos para os simpósios podem versar sobre temas realacionados ao consumo, à cultura pop, bem como misturar ambos. O evento tem inscrição gratuita e está aberto para pesquisadores doutores, mestres e especialistas, bem como para doutorandos, mestrandos e graduandos em processo de iniciação científica.
O 2º ECONPOP – Encontro de Consumo e Cultura Pop aconteceu entre 6 e 10 de junho de 2022, e foi planejado pelo grupo de pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade do PPGCOM-UFPR, com organização e equipe técnicas do SINAPSE – Laboratório de Consumo, Criação e Cultura.
Uma aventura pela cultura brasileira
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