Livro sobre arte e pensamento estético está disponível
Ver Noticias
A partir de uma proposta interdisciplinar, o livro "Cultura Midiática, Consumo e Imaginários " visa reunir em debates e análises as linguagens em suas diversas manifestações: sonora, visual, verbal, oral, audiovisual e híbrida no compartilhamento de saberes e práticas em diversas regiões brasileiras.
Organizado pelos pesquisadores Douglas Fernandes e Hertz Wendell de Camargo, o livro “Cultura Midiática, Consumo e Imaginários Brasileiros” pretende reunir diferentes pesquisas sobre as relações entre consumo, mídia e os diferentes estudos sobre o imaginário brasileiro. Neste aspecto, a proposta tem interesse em temáticas como a cultura das mídias, sociedade do consumo e imaginários especialmente relacionados com mitos, arquétipos, ritos, artes, símbolos, subjetividades e linguagens estritamente identificadas com a cultura brasileira.
Podemos elencar, ainda, as seguintes ementas:
Cultura Midiática — Perspectivas analíticas sobre conhecimentos a respeito de fenômenos comunicacionais que ocorrem no âmbito das relações empreendidas em diversas esferas sobre tudo sua interação com a mídia. Os ambientes de mídia, arte, culto e mito relacionados a imagens, discursos, narrativas, produções artísticas e narrativas midiáticas a partir da sua prismatização proporcionada pelas ciências da cultura.
Consumo — Relações humanas e trocas simbólicas a partir de diferentes conceitos de consumo tais como o consumo da imagem, da mídia, da espiritualidade, da política, da religião, da arte, da informação, do conhecimento, de bens e de marcas.
Imaginários — A proposta de trabalhos que contemplem desde as implicações epistemológicas e metodológicas da tomada de consciência pela Comunicação da crucialidade do imaginário como conector e alimentador das dimensões históricas, sociais, políticas e culturais até investigações empíricas sobre a sobrevivência de imagens simbólicas arcaicas nos fenômenos midiáticos imediatos.
Quem são os organizadores?
Douglas Junio Fernandes Assumpção é Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura (UTP) e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e do Programa Pós-Graduação em Gestão de Conhecimentos para Desenvolvimento Socioambiental (PPGC) da Universidade da Amazônia (UNAMA).
Hertz Wendell de Camargo é doutor em Estudos da Linguagem pela UEL, cientista da UFPR e professor do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFPR. Coordenador do grupo ECCOS - Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade (CNPq); e do SinapSense - Laboratório de Inovação em Neurociência do Consumo da UFPR.
Como publicar seu capítulo?
Trata-se de uma obra cooperada e apoiada por diferentes pesquisadores. Será publicada pela Syntagma Editores (www.syntagmaeditores.com.br), editora especializada em livros digitais. O livro terá acesso gratuito e democrático, essencial para a disseminação da ciência e para o compartilhamento do conhecimento, que são parte da política da editora.
Diretrizes para autores
O resumo do artigo deve conter: título, autoria e resumo com até 250 palavras; informar em nota de rodapé a última titulação do autor (ou autores), vínculo institucional e e-mail. Os artigos completos precisam ter de 12 a 20 páginas, podem conter mais de um autor (manter em nota de rodapé a última titulação, informações sobre os vínculos institucionais e e-mail) e devem abordar assuntos relacionados à temática do livro. O texto deve ser em Times 12, espaço 1,5 justificado, título em corpo 15, centralizado, negrito e em caixa alta e baixa, conter notas de rodapé apenas quando estritamente necessário e os intertítulos não devem ser enumerados. As referências devem conter apenas os autores citados no texto. Encaminhar em arquivo separado um texto com até 250 palavras referente ao currículo de cada autor.
E-mail para envio de resumos e textos completos: [email protected]
Investimento
Para autores únicos, o valor do investimento é de 2 parcelas de R$175.
Para capítulos com dois autores, cada autor deverá pagar o valor de 2 parcelas de R$125.
Nos capítulos com três ou mais autores, cada autor investirá 2 parcelas de R$100.
Prazos importantes
Envio do resumo com título, autoria e até 250 palavras: até 30 de junho.
Resultado da seleção, cartas de aceite: até dia 13 de julho.
Pagamento da primeira parcela: 20 de julho
Envio do texto completo: até 31 de julho.
Publicação: até outubro de 2022
Livro sobre arte e pensamento estético está disponível
Ver NoticiasEconomia Criativa é tema de nova coletânea
Ver NoticiasEdital para seleção de artigos
Ver Noticias