Bem vindo a Syntagma Editores

Ebook Tempos Digitais

Tempos Digitais

Gratuito

Interfaces em Comunicação e Educação

Categoria: Educação

Baixar Ebook

Nesta obra intitulada “Comunicação, Educação e Tecnologias: Diálogos Possíveis” percebemos o empenho para o desenvolvimento de pesquisas importantes na área da Educomunicação. Os resultados apresentados evidenciam a integração das práticas educativas e as reflexões sobre os sistemas tecnológicos de comunicação. Trabalhos que objetivaram o fortalecimento dos ecossistemas comunicativos nos espaços formais educativos. Constituem-se em pesquisas com a finalidade de proporcionar uma relação apropriada com as mídias, a fim de potencializar as formas de expressão estudantil e a capacitação docente para a utilização dos novos recursos tecnológicos de comunicação nos processos de ensino e aprendizagem. 


A Educomunicação surgiu como área do conhecimento no Brasil durante o processo político de redemocratização, sobre o prisma da luta pela liberdade de expressão, enquanto perspectiva social, não por uma coincidência ou acaso do destino, nos anos finais do século XX. O processo de aceleração temporal proporcionado pelas novas tecnologias constituídas ao longo deste período, a tecnologização da sociedade, e os jargões “sociedade do conhecimento”, “sociedade tecnológica”, ampliaram os canais comunicativos, estes chegaram às escolas, e foi evidenciado a necessidade de gerir estes processos comunicacionais. 


Em nossos dias a comunicação possui papel fundamental, com abrangência no cotidiano, na elaboração de narrativas, trocas discursivas e com influência nas sociabilidades, como afirmaram Maria Lopes, Adilson Citeli e Ismar Soares. Existe, portanto, a necessidade de expandir o campo da cidadania comunicativa e estreitar os laços com a educação, sobretudo aquela que se manifesta em sala de aula. Preparar estudantes para a interpretação das informações aportadas em veículos comunicativos, como o rádio, a televisão e a internet. Para a valorização da tolerância, das ciências, das artes, a manutenção do diálogo para o bem comum. O que temos neste livro são ações educomunicativas, que expressam metodologias próprias para os objetivos propostos em escolas militares, nas escolas do campo, no ensino de Geografia e de Filosofia. Além disso debates a respeito dos Direitos Humanos, Segurança Pública, Comunicação Comunitária e Popular, o papel da Assessoria de Imprensa e da Publicidade. 


Enfim, uma obra que nos convida a ampliar horizontes teóricos e metodológicos e que fortalece a necessidade de problematizarmos a sociedade de hoje, atravessada pelos processos comunicacionais. 


Uma boa leitura!

 

© 2020 Syntagma Editores. Todos os direitos reservados