Bem vindo a Syntagma Editores

09 Feb

2019

Pesquisadora seleciona artigos para coletânea

Organizado pela professora Dra. Maurini de Souza (PPGEL-UTFPR), com apoio do pesquisador Dr. Hertz Wendel de Camargo (PPGCOM-UFPR / Grupo de Pesquisa ECCOS – Estudos em Comunicação, Consumo e Sociedade), o próximo livro da Syntagma tem como proposta reunir pesquisadores de todo Brasil que estudem artes, linguagens, discursos, comunicação, sociedade, identidade, gênero e cultura. 

O livro ainda não tem uma temática definida. Seu desenvolvimento terá um processo inverso, o título ou tema do livro partirá dos artigos aprovados. Isso é interessante, pois, quando a organização não delimita o tema, o autor ganha uma maior liberdade de escrita e de adequação do seu objeto de pesquisa à coletânea. Desta maneira mais democrática de seleção, o autor não corre o risco do seu objeto de pesquisa não se encaixar na proposta o livro, aumentando as chances de ser aprovado. A ideia é priorizar quem tiver a ousadia, por exemplo, em revisitar e desenvolver conceitos por meio do diálogo entre autores da mesma área ou até de áreas distintas; e quem propõe um olhar interdisciplinar sobre os objetos de estudo que mesclem ou abordem artes, comunicação, linguagens, discursos, cultura, sociedade. O livro terá acesso aberto e será distribuído gratuitamente pela Syntagma Editores, pois faz parte de sua política institucional que os conhecimentos científico, estético e sociocultural devam ser para todos.

Maurini de Souza é Doutora em Sociolinguística (texto publicitário Brasil - Alemanha) e mestre em Letras (Dialética no Teatro de Bertolt Brecht) pela Universidade Federal do Paraná. Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo, graduação em Letras Alemão e graduação em Letras Português pela Universidade Federal do Paraná. É professora na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no programa de mestrado em Estudos de Linguagens (PPGEL) e nas graduações de Comunicação Organizacional e Letras. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Ciências Sociais e Literatura dramática, atuando principalmente nos seguintes temas: texto jornalístico e publicitário, comunicação da questão agrária brasileira e teatro político-social.

 

Prazos: 

1) Envio de resumo com até 250 palavras dia 15/04/2019

2) Texto completo até: 15/05/2019

Para envio dos arquivos e mais informações sobre o projeto e valores a de investimento dos autores, entre em contato com a professora Maurini de Souza: mauriniss@gmail.com

© 2016 Syntagma Editores. Todos os direitos reservados