Bem vindo a Syntagma Editores

07 Jul

2016

O cinema e as suas relações com a mídia

O encontro entre pesquisadores do cinema em Curitiba resultou no livro Luz, Câmera, Comunicação: convergências da linguagem cinematográfica nas produções publicitárias e jornalísticas organizado pelos pesquisadores e professores Marcos Henrique Camargo Rodrigues (Unespar/FAP), Janiclei Mendonça (Univel/UTP) e Rodrigo Oliva (Unipar). O livro reúne 16 autores, entre doutores e mestres, de diferentes instituições acadêmicas do Brasil – entre estas USP, UFPR, UFSM, UFSC, UTP, Unespar, Unicentro, FAG, Univel, Pitágoras – que apresentam pesquisas, ensaios e reflexões sobre as relações entre o cinema e suas convergências com as mídias, especialmente publicidade e jornalismo. Você pode baixar gratuitamente o livro, o acesso é livre: http://www.syntagmaeditores.com.br/Livraria/Book?id=1037

Segundo os organizadores, o cinema abrange, expande e condensa um universo onírico. Diversos universos, cada qual com suas peculiaridades e tramas. Linguagem audiovisual tornada fragmento, moldada também para a televisão e a internet: é compartilhada, consumida, degustada, muitas vezes partidária, militante, surrealista, fatídica, entre outras, mas que possibilita diálogos, reflexões, sobre lutas, publicidade, gênero, mito, música, melhor idade. Antropomorfismo que desperta vozes, nomeia, situa, age, comove. É narrativa que interage, cambiante, que se desloca, dialoga e faz pensar. Essa é a proposta de Luz, Câmera, Comunicação, a professora e doutoranda Janiclei Mendonça, organizadora do livro, comenta que “com esta obra, esperamos que as investigações lhe proporcionem um ‘investigar sonhos’ ou, quem sabe, um ‘sonhar acordado’, na busca da reflexão sobre o papel do cinema no que tange, principalmente, a área de comunicação. Garantimos que, depois deste livro, sua próxima sessão não será a mesma”.

Da Redação

© 2016 Syntagma Editores. Todos os direitos reservados