Bem vindo a Syntagma Editores

17 Jun

2016

FLIP traz grandes nomes da literatura

A 14ª Feira Literária Internacional de Paraty (FLIP) deste ano terá como homenageada a poeta Ana Cristina Cesar (1952-1983) e será realizada de 29 de junho a 3 de julho na cidade de Paraty (RJ).

Benjamin Moser, escritor americano, Tati Bernardi e Ramon Nunes Mello também estarão na tenda principal do evento. Dentre os destaques que ainda não haviam sido divulgados ao longo dos últimos meses, a principal novidade da Flip 2016 é o norueguês Karl Ove Knausgård, clássico contemporâneo e um dos maiores nomes da literatura internacional da atualidade.

Karl Ove escreveu a cultuada e polêmica série de livros “Minha luta” em seis volumes de inspiração autobiográfica, onde o escritor reflete muito detalhadamente sua história pessoal. No Brasil, foram publicados até agora três obras da saga, o quarto livro sai justamente na Flip.

Outro nome divulgado foi o do romancista escocês Irvine Welsh, conhecido pelo best-seller “Trainspotting”. O livro foi adaptado para o cinema em filme de mesmo nome lançado em 1996. Estrelado por Ewan McGregor e repleto de polêmicas cenas de drogas e do submundo de Edimburgo, a capital escocesa, o longa é ícone da cultura pop dos anos 1990.

A principal autora da programação da Flip que já havia sido anunciado era a jornalista bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura em 2015.

Autora de “Vozes de Tchernóbil”, seu primeiro título publicado no Brasil e que acaba de ser lançado, Svetlana Aleksiévitch havia sido a primeira escritora confirmada pela organização.

A Flip 2016 também já havia confirmado participação do jornalista Caco Barcellos, criador do Profissão Repórter, da TV Globo, e autor de obras como “Rota 66” e “O abusado”. Ele vai dividir a mesa “Os olhos da rua” com o jornalista britânico Misha Glenny, autor de “McMáfia”. Além de participar do encontro na Tenda dos Autores, Caco Barcellos vai dar uma oficina na FlipZona, programação paralela dedicada a adolescentes. Confira a programação completa da Feira no site do evento: flip.org.br.

 

© 2016 Syntagma Editores. Todos os direitos reservados